Escola Superior de Polícia Civil
À Escola Superior de Polícia Civil cabe a organização e a execução das atividades ligadas ao recrutamento e à seleção de pessoal para as carreiras da Polícia Civil do Paraná (PCPR); à formação de pessoal para as atividades da PCPR; ao aperfeiçoamento, à especialização, à atualização e à integração funcional dos servidores policiais civis; à formação de guardas municipais; a execução das atividades administrativas e de apoio inerentes; outras atividades correlatas.
A Escola conta com 3 subdivisões: Subdivisão Administrativa, Subdivisão de Ensino e Subdivisão de Controle e Avaliação. Cada uma destas é responsável por diversas seções as quais estão especificadas no organograma.
Sua estrutura é composta por biblioteca, ginásio com tatame para artes marciais e academia com aparelhos de musculação e crosstraining, pista de corrida, estacionamento, estande de tiro, 2 laboratórios de informática, auditório com capacidade para 110 pessoas, 8 salas de aula com capacidade para trinta alunos, refeitório, alojamento e consultório odontológico objetivando a formação e atualização de seus alunos.
Missão
Promover políticas de ensino de Segurança Pública e ações educacionais de Polícia Judiciária para servidores policiais civis, para agentes de demais carreiras da persecução criminal e para cidadãos interessados no aprendizado dos assuntos inerentes à Polícia Civil do Paraná.
Visão
Ser a instituição de ensino de Polícia Judiciária estadual de referência em ações policiais de inteligência, de integração com a scoeidade, com órgãos de segurança pública, privada e instituições imprescindíveis à justiça.
Valores
Ética profissional, legalidade e ciência, hierarquia, disciplina e respeito aos direitos humanos, investigação e inteligência, respeito e seriedade no ensino de polícia judiciária, diversidade curricular e interdisciplinaridade pedagógica.