Profissionais renomados em artes marciais e defesa pessoal participam de instrução na ESPC 07/12/2022 - 12:48
A Escola Superior da Polícia Civil – ESPC tem capacitado os discentes do Curso de Formação Técnico Profissional 2022 em Defesa Pessoal Policial. O método adotado concilia as táticas de artes marciais e a atividade policial, visando que os novos delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas tenham contato introdutório com tais técnicas e sua importância, para buscarem constante aprimoramento em autodefesa e neutralização de ameaças.
A disciplina Defesa Pessoal Policial tem carga horária total de 40 horas, sendo as instruções realizadas na Sala de Luta e Musculação da ESPC, espaço recém reformado e que recebeu novos equipamentos para melhorar os treinos. A prática de habilidades físicas, cognitivas e emocionais voltadas à autodefesa, além de minimizar o uso da força letal, possibilita o condicionamento físico e fortalece o vínculo entre os alunos.
Durante as instruções, são apresentados métodos que estimulam o desenvolvimento de técnicas reativas a ataques de terceiros, orientações para proteger o equipamento de uso policial, além de postura a ser adotada diante de suspeitos não colaborativos, exercitando o uso diferenciado da força.
INSTRUTORES – A equipe de instrutores é composta por atletas de destaque em artes marciais, como Edval “Tico” Pedroso, que já conquistou diversos títulos nacionais e internacionais, incluindo cinturões das Artes Marciais Mistas (MMA) e os irmãos Fábio e Fernando Falkenbach, com mais de 25 anos de experiência como treinadores, além de várias vitórias em campeonatos de Muay-Thai e Kickboxing. Já o instrutor Edinei Pedroso, foi o primeiro paranaense a conquistar um título brasileiro profissional no Kickboxing e representou o País em eventos internacionais. Também divide seus conhecimentos o professor Diógenes Assahida, conhecido como Kamikaze, e tido como um dos precursores do Muay-Thai em Curitiba.
O grupo conta, ainda, com policiais que atuaram como preceptores no segmento de Defesa e Inteligência Policial: Antônio Reginaldo Moreira, Fábio Vinícius Vitorino Ferreira (Comando de Operações Especiais – COE/PMPR) e Rennan Vinícius Andrade Ticianel. Completa o quadro o Superintendente da ESPC, Afonso Ninja, formado em Educação Física; especialista em Nutrição Esportiva, em Personal Trainer e Treinamento Esportivo; em MMA e em Luta com Facas; faixa coral (5° Dan) Karatê; Instrutor de Defesa Pessoal (formado pela PMPR); tem cursos internacionais de Krav Maga (Israel, Inglaterra e Polônia) e já foi instrutor de defesa pessoal do lutador Anderson Silva.