ESPC realiza Seminário de Artes Marciais no Dia do Desafio 30/05/2022 - 18:05
A Escola Superior de Polícia Civil realizou um seminário, com aula prática, de artes marciais e combate corpo a corpo. O evento, que ocorreu no dia 25/05/2022, Dia do Desafio, em Curitiba, contou com a participação de diversos lutadores de MMA, Muay Thai e Jiu-jitsu. O evento, realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), aconteceu na Escola Superior da PCPR (ESPC).
A abertura do evento foi feita com a presença dos atletas Wanderlei Silva, Edinei Pedroso, Diogenes Assahida e Tico Pedroso. O delegado-geral da PCPR, Silvio Rockembach, o delegado-geral adjunto, Riad Farhat, e o diretor da ESPC, Rafael Vianna, integraram a abertura.
Após exposição no auditório sobre a importância da atividade física regular no bem-estar, os lutadores promoveram uma aula de defesa pessoal aos servidores.
DIA DO DESAFIO - A data é comemorada anualmente na última quarta-feira de maio, e tem a articulação de governos, empresas e organizações da sociedade civil para mobilizar o maior número possível de pessoas praticando uma atividade físico-esportiva no dia.
ATLETAS - Grão Mestre de Muay Thai Edinei Pedroso, mestre internacional de Kickboxing, atua como técnico de lutadores nacionais e internacionais. Como atleta, Edinei foi o primeiro paranaense a conquistar um título brasileiro profissional no Kickboxing e alcançou título de campeão brasileiro das duas maiores entidades mundiais - W.A.K.O e I.S.KA - e representou, junto com a seleção brasileira, no Mundial da Ucrânia, em 1995, realizado em 1995 em Kiev capital do país.
Wanderlei Silva é um lutador brasileiro de MMA, que competiu no extinto PRIDE Fighting Championships no Japão e no Ultimate Fighting Championship (UFC) nos Estados Unidos. Wanderlei é especialista em Muay Thai, conhecido pelo seu estilo de luta altamente violento e agressivo, sendo considerado um dos maiores strikers (especialista em trocação) da história do MMA. Ele detém o recorde de mais vitórias, nocautes, defesas de título e maior sequência de vitórias na história do PRIDE. Ele foi campeão peso-médio do PRIDE e campeão do torneio Grand Prix dos pesos-médios em 2003.
Grão Mestre de Muay Thai Diógenes Assahida,o KAMIKAZE, um dos precursores do Muay Thai em Curitiba, formado pelo mestre Nélio Naja, introdutor do Muay Thai no Brasil, é professor de artes marciais mistas (MMA), Ex-treinador do lutador Anderson Silva, Um dos ícones da segunda geração da Chute Boxe.
Tico Pedroso competiu como amador e já conquistou título de campeão Paranaense e Catarinense na categoria. Em 2000 iniciou a carreira no profissional, lutando no Storm Muay Thai, na época o maior evento do Brasil. Foi campeão de vários de eventos e conquistou vários cinturões de MMA. Participou do Storm Muay Thai / Hurricane 1 e 2 / Fight Spirit 1 e 2 / Copa Toycas Toyota de Vale Tudo / Brave GP / Demolition Fight / Arena Gold Fight / GP La Garra / GP Super 8