ESPC investe em segurança institucional e implementa Plano de Segurança Orgânica - PSO 25/11/2022 - 15:13
A Escola Superior de Polícia Civil – ESPC dá continuidade às ações de desenvolvimento e disseminação de uma cultura de segurança institucional, ao implementar a nova etapa do Plano de Segurança Orgânica – PSO/ESPC. A iniciativa, que visa proteger alunos, professores, funcionários e visitantes, além de diminuir o risco de incidentes que ameacem a segurança de informações, materiais e dependências da Escola, coaduna com demandas identificadas pela atual gestão da unidade de ensino.
A operacionalização do PSO/ESPC ocorre de forma gradual, tendo sido superadas as etapas de diagnóstico (eleição e compreensão das necessidades locais), elaboração de procedimentos (rotinas setoriais e individuais), aquisição dos recursos materiais, preparo dos operadores e orientações aos usuários.
No mês de outubro, foi colocado em funcionamento o controle de acesso de pessoas, com o sistema de crachás e catracas eletrônicas, tendo sido cadastradas mais de 400 pessoas, entre alunos e colaboradores da unidade de ensino, que receberam crachás de uso pessoal e intransferível. As catracas foram instaladas na recepção e no portão lateral de acesso, sendo o controle realizado por vigilantes e recepcionistas.
O uso de identificação passa a ser obrigatório para o ingresso e a circulação na ESPC, inclusive para todas as pessoas que trabalham no local ou exercem atividades de ensino. Visitantes deverão identificar-se na recepção, onde o cadastrado no Sistema de Segurança será realizado, para permitir o acesso às dependências da Escola.
O aprimoramento das atividades de segurança institucional proporcionado pelo Plano de Segurança Orgânica – PSO/ESPC, além de fiscalizar o fluxo de frequentadores, tem como propósito proteger todos os usuários da ESPC, assim como seu patrimônio e infraestrutura.