ESPC finaliza Bancas de Defesa Públicas de TCCs do Curso de Pós-Graduação 26/07/2024 - 15:20

A Escola Superior de Polícia Civil do Paraná – ESPC finalizou, na última quinta-feira, (25), as defesas públicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Teoria da Justiça e Decisão Moral de Policiais”. Ao todo, foram realizadas 13 bancas, que ocorreram de forma presencial na unidade de ensino e, também, por meio de videoconferência.

Durante as bancas, os discentes defenderam seus artigos científicos diante da comissão avaliadora, que foi composta pelo Diretor da ESPC, o Delegado de Polícia Civil Dr. Rafael Ferreira Vianna, a Vice-Diretora da Instituição, Dra. Ana Cláudia Machado e pela chefe do Setor de Planejamento e da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dra. Patrícia Villa Costa Vaz.

Para a avaliação foram considerados critérios como relevância do tópico abordado, domínio do conteúdo, postura pessoal e administração do tempo. Os melhores artigos vão integrar a Revista da ESPC, que é divulgada no próprio site da Escola.

As defesas tiveram início na quinta-feira, (18), com a apresentação do artigo: “Ética na computação forense sob a ótica da filosofia da ciência”, de Márcio Lopes Vilanova e Silva.

Na segunda-feira, (22), foram apresentados os artigos “Por uma formação ética e moral às Guardas Municipais - uma polícia para o amanhã”, de Alexandre Jungles Carpes e “Limites morais na interface entre práticas do crime organizado e concepções tradicionais na ética”, de Paulo Cleber Galeas Stancanelli.

Na terça-feira, (23), foram defendidos os artigos “A influência da mídia em face das decisões policiais no seu modus operandi”, de Daniele Ferreira Mayer; “Implantação do Sistema SAI na segurança pública: uma análise processual pós-Constituição de 1988”, de Gabriel Henrique Varchaki Sampaio e “Direitos Humanos e a intervenção da segurança pública em conflitos sociais urbanos de habitação em Curitiba”, de Adelson Lopes.

Na quarta-feira, (24), as apresentações tiveram início com o trabalho “A coleta de impressões digitais e os preceitos individuais de personalidade”, de Noeli Erthal da Silva Fernandes; “A ética na Polícia Penal: pressupostos da ação policial”, de Rodrigo Alves Favaro; “A inamovibilidade na carreira de Delegado de Polícia”, de autoria da Dra. Daniela Correa Antunes Andrade; “A necessidade de intervenção estatal, na esfera criminal, para fins de proteção ao idoso”, de Laura Graziele Zanini.

As bancas foram encerradas na quinta-feira, (25), com as apresentações dos artigos “Reflexões sobre as atribuições da PCPR frente ao adolescente infrator”, de autoria da Dra. Eliete Aparecida Kovalhuk; “A ética das virtudes como instrumento de formação moral nos cursos de formação da Polícia Militar do Paraná”, de Rildo Fausto Kops Neto e, por fim, “Do Estado de Natureza às organizações criminosas: Hobbes, Segurança Pública e o Pacto Social Contemporâneo”, de Ádila Gouvêa Bruthowksi Vieira da Costa.