ESPC e EMAP realizam Congresso Nacional: Temas Atuais da Investigação Policial 29/11/2024 - 16:31

A Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC), em parceria com a Escola de Magistratura do Paraná (EMAP), realizou com sucesso o Congresso Nacional: Temas Atuais da Investigação Policial e do Processo Penal. O evento, que reuniu cerca de 300 participantes entre os dias 22 e 23 de novembro, no auditório do icônico Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, proporcionou um espaço de reflexão e debate sobre os desafios contemporâneos da investigação criminal e da segurança pública.

O primeiro dia do congresso (22) foi marcado por debates aprofundados sobre investigação policial e processo penal. Renomados especialistas enriqueceram o evento com palestras sobre temas diversos, incluindo: “Novos Rumos do Combate às Drogas no Brasil” (Desembargador Guilherme de Souza Nucci), “Protocolo para Investigação de Feminicídios” (Delegada Eugênia Villa), “Investigação Criminal e o Uso de Novas Tecnologias” (Advogada Marta Saad), “Persecução Penal sob a Perspectiva da Vítima” (Promotor Rogério Sanches), “Enfrentamento ao Crime Organizado” (Promotor Lincoln Gakiya) e “Interceptações em Comunidades Ambientais” (Professor Renato Brasileiro).

Após as palestras, houve o Painel: “Desafios Atuais da Investigação Criminal e da Segurança Pública”, que reuniu autoridades para discutir os desafios contemporâneos na área de segurança pública. Os painéis incluíram o Diretor da ESPC, Delegado de Polícia Prof. Dr. Rafael Ferreira Vianna; o Diretor Jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Delazari; e a professora da UFJF e especialista em Direito e Inovação, Clarissa Diniz Guedes.

No segundo dia do evento (23), as atividades foram realizadas na sede da EMAP e os participantes se debruçaram sobre os temas abordados em grupos de trabalho, promovendo um rico intercâmbio de ideias e experiências.

Houve a divisão dos grupos por temas. O primeiro grupo abrangeu o GT Feminicídio e Violência de Gênero e o GT Autoria, Imputação e Prova do Dolo no Processo Penal, com os coordenadores, Dra. Ana Cláudia Machado (Delegada de Polícia e Vice-Diretora da ESPC); Dra. Priscilla Plancha Sá (Desembargadora do TJPR); Dr. Marcos da Cunha Araújo (Juiz de Direito do TJPR) e Dra. Ticiane Pereira (Promotora de Justiça do Tribunal do Júri da Capital).

O segundo grupo de discussões reuniu o GT Compliance, criminalidade e administração pública, o GT Medicina legal e trabalho pericial e o GT Sociedade Digital, crimes cibernéticos e universo blockchain, que foram coordenados por: Dr. Roberlei Queiroz (Adovgado); Dr. Fernando Fisher (Juiz de Direito do TJPR); Dr. Luiz Rodrigo Grochocki (Diretor da Polícia Científica do Paraná) e Dr. Thiago Flores (Juiz de Direito do TJPR).

AUTORIDADES – A abertura do Congresso Nacional contou com a presença das seguintes autoridades: o Diretor da ESPC, Delegado de Polícia Prof. Dr. Rafael Ferreira Vianna; a Diretora-Geral da EMAP, Dra. Rafaela Somma; A ilustre presidente eleita do TJPR (biênio 2025/2026), a Desembargadora Lídia Maejima; o Desembargador Hayton Lee Swain Filho, a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço; o Desembargador José Américo Penteado de Carvalho e o Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias