ESPC abre processo seletivo interno para formação de policiais na Polícia Nacional Francesa 02/10/2024 - 16:03

A Escola Superior de Polícia Civil do Paraná – ESPC abre, nesta quarta-feira (02), as inscrições para os processos seletivos de formação de policiais estrangeiros na Escola Nacional Superior da Polícia Nacional Francesa (ENSP). A seleção é destinada a delegados de polícia.

A primeira seleção é da Escola de Oficiais em Cannes-Ecluse e se destina à capacitação de policiais federais, rodoviários federais, civis e militares. Os candidatos deverão ter, pelo menos, uma experiência em um posto de hierarquia intermediária na força policial, além de um diploma de graduação universitária ou equivalente ou, ainda, 5 anos de experiência no posto de hierarquia.

A segunda seleção é referente à Escola de Delegados de Saint-Cyr-au-Mond-d’Or e se destina à capacitação de policiais federais, rodoviários federais, civis e militares que precisam ter uma experiência em um posto de responsabilidade importante na força policial, além de um diploma de mestrado/master ou, ainda, 5 anos de experiência em posto de hierarquia.

As formações acontecerão na França e terão duração de 10 meses, tendo início em agosto de 2025.

Estão previstas bolsas de estudos, no valor de 900,00 euros, que serão custeadas pelo Ministério das Relações Exteriores Francês, além das passagens aéreas e demais financiamentos referentes aos cursos.

Ainda, os candidatos também deverão atender aos seguintes critérios: Ter menos de 40 anos de idade em 1º de janeiro de 2025, com exceção de um único candidato, que poderá ter até 45 anos; Ter um certificado do nível B2 ou superior em francês do Quadro Europeu Comum de Referência e estar em boas condições físicas, sendo capaz de acompanhar os exercícios de corridas diários, bem como qualquer outra atividade física obrigatória durante a formação (o que será verificado durante exame médico antes do período letivo).

As entrevistas serão realizadas em dezembro, pelo Adido de Polícia da França no Brasil, em data a ser anunciada posteriormente. Esses encontros ocorrerão no escritório da Direção de Cooperação Internacional de Segurança, na Embaixada da França, em Brasília.

Os custos do transporte e estadia em Brasília para esta etapa da seleção é de responsabilidade do candidato ou da instituição responsável por ele.

Os interessados pertencentes ao quadro da PCPR em participar devem se inscrever no site da ESPC até o dia 30/10. As pré-entrevistas ocorrerão no dia 31/10, de forma presencial, na sede da Unidade de Ensino.

Formulário de Inscrições