ESPC abre calendário com APH 11/02/2019 - 16:50
Nesta manhã do dia 11 de fevereiro, a Escola Superior de Polícia Civil abriu oficialmente, o seu calendário letivo. O curso que estréia a extensa programação para este ano é o de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate - APH, com duração de 24 horas e sob a coordenação do médico e investigador Sérgio Maniglia, atualmente lotado no Grupo Tigre.
O curso de APH já vem sendo ministrado pela ESPC há pelo menos três anos. Desde 2016 até a presente data, 933 alunos fecham a lista de inscritos locais e outros, vindos de diversas partes do País. Dentre eles, integrantes do SAMU, SIATE, policiais militares, bombeiros, guardas municipais, policiais civis e convidados.
É um curso de extensão universitária reconhecido nacionalmente, com conteúdo teórico e exercícios simulados de situações práticas em que, principalmente os profissionais da segurança são envolvidos quando tem um companheiro ferido em combate e, muitas vezes, tem poucos minutos para prestar o primeiro atendimento, que pode ser crucial para salvar a vida dele. No ano de 2018 houve uma reformulação na grade curricular do curso que o transformou em pós-graduação e formou 42 especialistas na área.
A abertura do evento foi realizada pelo Cerimonial do Departamento da Polícia Civil e teve na formação de mesa o Diretor da Escola Superior de Polícia Civil, Delegado de Polícia Luiz Alberto Cartaxo Moura, o deputado estadual Rubens Recalcatti, o coordenador do curso, Sérgio Maniglia e o representante do Comando da Polícia Militar do Paraná, major Galeazzi.